Ultravioleta – Modelos UUV
Utilizados pelas industrias tintas, automotiva, plásticos, madeira, fios, adesivos e por institutos de pesquisa, em testes de durabilidade dos produtos fabricados, com relação aos agentes da intempérie (luz, umidade, calor, chuva ) durante a vida útil do produto exposto à natureza.
Realizam ensaios de ciclos térmicos de exposição a radiação a luz ultravioleta ( UV ), umidade saturada ( condensação ), e jato spray de água ( simulação chuva ), com o objetivo de provocar a degradação acelerada de diversos materiais orgânicos e revestimentos plásticos.
O equipamento possui as funções de irradiação solar produzida por lâmpadas fluorescentes (UV-B ou UV-A), que simulam a ação do sol, e condensação que simulam as condições de orvalhamento e chuva.
O sistema de controle é do tipo digital – microprocessado permitindo a programação de ciclos ajustáveis quanto à duração, agente de intempérie e temperatura.
Construído internamente em aço inox, permite a colocação de amostras montada em suportes inclinados para verificar os efeitos de descoloração, turvação, perda de resistência, perda de brilho, bolhas, fissuras, pulverização e desintegração final.
Estes ensaios são normalizados por normas ISO 4892, ABNT 9512 e ASTM G 154.